Para um administrador - pelo menos para mim - ser o último a saber que um serviço saiu do ar é extremamente constrangedor. Com essa preocupação, planejei um sistema de monitoramento de serviços que fosse confiável e flexível. O primeiro desafio, entretanto, seria adaptar a feia interface do Nagios a um sistema mais "visual" e intuitivo.
Uma interface mais simples, flexível e bonita. Se tudo corresse como planejado, no final do processo poderíamos até utilizar equipamentos de monitoramento, à vista de todos no prédio da administração da empresa. A idéia era dar maior transparência na adminstração de TI, porém sem deixar de lado os cuidados com a segurança de informações.
Utilizei a nova árvore 2.0, ainda beta, do nagios, para que o projeto pudesse acompanhar melhor as futuras versões desse software.
Para isso, foi necessário desenvolver um sistema de "conexão" do nagios 2.0 com o mysql, visto que não havia nada pronto nesse sentido, quando o projeto foi iniciado.
Um processo daemon é utilizado para monitorar as verificações do Nagios, e atualizar o banco de dados com as informações necessárias.
Além disso, há grande disponibilidade de plugins para monitoramento de serviços e servidores. Havia a opção inclusive de utilizar softwares que fizessem uma maior integração com os servidores Windows, inclusive via WMI, mas preferi não aumentar a complexidade da estrutura já existente.
Veja os resultados:


Original comment from: Evandro silva
ReplyDeleteJunqueira seria possivel voce mandar uns screen deste sistema pois o link da imagem esta quebrado.