‹ blog.cetico.org

Sistema de monitoramento de serviços e servidores

May 23, 2005

Monitorar o status de serviços e servidores de TI é uma tarefa complexa, mas bastante importante.

Para um administrador - pelo menos para mim - ser o último a saber que um serviço saiu do ar é extremamente constrangedor. Com essa preocupação, planejei um sistema de monitoramento de serviços que fosse confiável e flexível. O primeiro desafio, entretanto, seria adaptar a feia interface do Nagios a um sistema mais “visual” e intuitivo.

Uma interface mais simples, flexível e bonita. Se tudo corresse como planejado, no final do processo poderíamos até utilizar equipamentos de monitoramento, à vista de todos no prédio da administração da empresa. A idéia era dar maior transparência na adminstração de TI, porém sem deixar de lado os cuidados com a segurança de informações.

Utilizei a nova árvore 2.0, ainda beta, do nagios, para que o projeto pudesse acompanhar melhor as futuras versões desse software.

Para isso, foi necessário desenvolver um sistema de “conexão” do nagios 2.0 com o mysql, visto que não havia nada pronto nesse sentido, quando o projeto foi iniciado.

Um processo daemon é utilizado para monitorar as verificações do Nagios, e atualizar o banco de dados com as informações necessárias.

Além disso, há grande disponibilidade de plugins para monitoramento de serviços e servidores. Havia a opção inclusive de utilizar softwares que fizessem uma maior integração com os servidores Windows, inclusive via WMI, mas preferi não aumentar a complexidade da estrutura já existente.

Veja os resultados:

Free Image Hosting at www.ImageShack.us - Interface para o Nagios, utilizando ícones funcionais do MS Visual Studio. (utilizando em Full-screen, mas mostrando barras do IE apenas para contextualização)

Free Image Hosting at www.ImageShack.us- Ao fundo, monitores mostram o status de serviços essenciais de TI.

Archived Comments

Original comment from:

Yves Junqueira - Dec 0, 2005

Original comment from: Evandro silva

Junqueira seria possivel voce mandar uns screen deste sistema pois o link da imagem esta quebrado.

🏷