Tuesday, July 18, 2006

CD do Dapper chegou

Escrevo usando um dos 10 CD's "originais" do Ubuntu 6.06 LTS que acabam de chegar. Weeeeee! Vá lá e peça no shipit, "de grátis".

Algumas observações:

- O pacote veio com um adesivo colado destinado "a quem possa interessar" explicando o que é o Ubuntu e que é enviado gratuitamente a quem solicitar. Vamos ver se essa estratégia ajuda a diminuir a quantidade de CD's que são barrados na alfândega - espero que sim.

- Como todos devem saber, dessa vez o shipit limita a quantidade  que cada pessoa pode pedir (10). Uma pena :-)

- Cada embalagem agora só vem com um CD, já que o instalador principal também funciona como Live CD. Nas outras versões, havia um CD para testes - o chamado Live - e outro para instalação.

- O processo de instalação é simples e bonitinho. O chato é a demora pra bootar (uma eternidade) e os requerimentos de hardware. Além de precisar de no mínimo 256MB de RAM, não é tão compatível com hardwares como é o instalador "clássico" - que felizmente ainda suportado e disponível para download, mas em outro CD. Eu mesmo tentei utilizá-lo há alguns dias para fazer rescue em um servidor, e o X não apareceu. Não que eu me importasse, mas isso poderia frustar usuários.
(Oops, esqueci de fazer o bug report).
- WEEEEEEEEEEEEEEE o mais legal é que veio com 12 adesivos do Ubuntu, muito legal pra colar em notebook.