Friday, November 24, 2006

Gmail App no Palm Lifedrive

Meu Lifedrive tá lindo ainda. Hoje ocorreu o primeiro evento arriscado com ele - o Wesley jogou a bolsa onde estava o LD no porta mala do carro do kov sem muito cuidado, e eu quase chorei, hehehe.

Antes disso, meu gato derrubou o tecladinho no chão, e agora ele não dobra-e-fecha de forma tão bonitinha quanto antes. Nada estragou, porém.

Como eu relatei, está rolando o Gmail App no LifeDrive numa boa, ao contrário do que os caras do Google acreditam. A manha é a seguinte:

- Instale a JVM da IBM

Entre na aplicação "IBM Java VM", clique em install e digite ou cole o seguinte endereço:
http://www.gmail.com/app/v1.0.0/en/gm-Generic-Advanced_MIDP2.jad

- Feito, deve aparecer um ícone "Gmail" no seu menu de programas, acho. Se não, dá um boot de leve, enfiando a canetinha no "tobinha" do Palm.

A novidade da semana é que estou tendo mais gosto de estudar para a pós porque converti os PDF's para o formato do Plucker, e estou lendo tudo no LifeDrive. Pra isso, a dica é usar o pdftohtml com o parâmetro "-noframes", e depois usar o plucker-desktop para converter o html+png's pro formato do Plucker. Aliás, o plucker-desktop simplesmente não funcionou no Ubuntu em casa e no trabalho, mas deve ter sido asneira minha. De qualquer forma, funcionou no Windows, inclusive o pdftohtml.
Tem uma coisa me irritando MUITO. O Blazer, ótimo browser do LD, está sujeito a crashes, que rebootam todo o sistema. Além de ser um saco perder o que se tava fazendo, isso gasta uma bateria braba. Uma forma de reproduzir o bug é abrir o Gmail Mobile, começar a compor um novo e-mail, clicar no botão para buscar um contato salvo, e escolher alguns. Depois, tente clicar na lista de destinatários. CRASH!
Com crash ou sem crash, ainda não me arrependi de tê-lo comprado, apesar de que todos falam que a Palm é uma morta-viva. Velho ou não, o PalmOS 5 é decente e respeitável. Um colega do trabalho, Rubens, contou que o Windows Mobile pode levar uns 6 minutos pra bootar num dispositivo desse. E que é lento pra tudo. Ufa. Quase acreditei que tinha feito merda ao comprar o LD.

Nada paga o preço de poder levar o LD pra cama e ficar lendo meus e-mails e outras coisas úteis antes de dormir.

UPDATE: o crash do Blazer tem sido causado pelo uso do Graffiti 1. Voltei pro Graffiti 2 (basta apagar o Graffiti Library dos "Programs") e parou o problema.