‹ blog.cetico.org

Gmail App no Palm Lifedrive

Nov 24, 2006

Meu Lifedrive tá lindo ainda. Hoje ocorreu o primeiro evento arriscado com ele - o Wesley jogou a bolsa onde estava o LD no porta mala do carro do kov sem muito cuidado, e eu quase chorei, hehehe.

Antes disso, meu gato derrubou o tecladinho no chão, e agora ele não dobra-e-fecha de forma tão bonitinha quanto antes. Nada estragou, porém.

Como eu relatei, está rolando o Gmail App no LifeDrive numa boa, ao contrário do que os caras do Google acreditam. A manha é a seguinte:

- Instale a JVM da IBM

Entre na aplicação “IBM Java VM”, clique em install e digite ou cole o seguinte endereço:

http://www.gmail.com/app/v1.0.0/en/gm-Generic-Advanced_MIDP2.jad

- Feito, deve aparecer um ícone “Gmail” no seu menu de programas, acho. Se não, dá um boot de leve, enfiando a canetinha no “tobinha” do Palm.

A novidade da semana é que estou tendo mais gosto de estudar para a pós porque converti os PDF’s para o formato do Plucker, e estou lendo tudo no LifeDrive. Pra isso, a dica é usar o pdftohtml com o parâmetro “-noframes”, e depois usar o plucker-desktop para converter o html+png’s pro formato do Plucker. Aliás, o plucker-desktop simplesmente não funcionou no Ubuntu em casa e no trabalho, mas deve ter sido asneira minha. De qualquer forma, funcionou no Windows, inclusive o pdftohtml.
Tem uma coisa me irritando MUITO. O Blazer, ótimo browser do LD, está sujeito a crashes, que rebootam todo o sistema. Além de ser um saco perder o que se tava fazendo, isso gasta uma bateria braba. Uma forma de reproduzir o bug é abrir o Gmail Mobile, começar a compor um novo e-mail, clicar no botão para buscar um contato salvo, e escolher alguns. Depois, tente clicar na lista de destinatários. CRASH!
Com crash ou sem crash, ainda não me arrependi de tê-lo comprado, apesar de que todos falam que a Palm é uma morta-viva. Velho ou não, o PalmOS 5 é decente e respeitável. Um colega do trabalho, Rubens, contou que o Windows Mobile pode levar uns 6 minutos pra bootar num dispositivo desse. E que é lento pra tudo. Ufa. Quase acreditei que tinha feito merda ao comprar o LD.

Nada paga o preço de poder levar o LD pra cama e ficar lendo meus e-mails e outras coisas úteis antes de dormir.

UPDATE: o crash do Blazer tem sido causado pelo uso do Graffiti 1. Voltei pro Graffiti 2 (basta apagar o Graffiti Library dos “Programs”) e parou o problema.

Archived Comments

Original comment from: Ricardo Olá, Est…

Yves Junqueira - Jun 2, 2008

Original comment from: Ricardo

Olá,

Estou impressionado com tantos comentários bom sobre a LD…. eu tenho uma a uns 4 anos e ela não me serve para nada…. 2.300 jogados no lixo

Se uso a instalação do CD o LD trava o tempo todo e a bateria não dura nada.

Se uso o último update 2.0 da Palm o drive USB não funciona e eu só consigo sincronizar “quando os planestas estão alinhados”.

Nesta minha última tentiva de usar o LD para trabalho e para estudo… adivinha… pau! .. Agora tá acusando que o disco interno está cheio e não posso fazer nada. Eu não tinha quase nada lá dentro… tinha acabado de prepara-la para uso..

E o pior é que tem um acesso por onde eu possa apagar alguma coisa…

Estou quase dando uma marretada neste equipamento inútil. Se tiver alguma sugestão…. por favor, me dá um help ai.

Abraço,

Ricardo Lopes.