‹ blog.cetico.org

IHU! Palm LifeDrive

Nov 11, 2006

YEP! Depois de me consultar com os gurus César e coredump, comprei um Palm LifeDrive. Valeu cada centavo, vou lhes mostrar por que:

- O LD não é um simples computador de mão. A Palm o classifica como “Mobile Manager”, principalmente por causa do seu grande diferencial: um HD interno Toshiba de 4gb.

- Os specs parecem bons, mas não tenho como comparar com outros produtos

- O display é FODA. Uma tela TFT de 320x480, que você pode virar - isso é, você pode usá-lo em pé ou “de lado”.

- Comprei o kit com o teclado dobrável + roteador Wireless D-Link. O teclado dobrado fica bem pequeno, mas desdobrado é do tamanho de um teclado de notebook. Funciona sem fio, com infra-vermelho. Dei a mancada de deixar a pilha lá dentro, e descarregou bem rápido. Fora isso, excelente. Comprei umas pilhas recarregáveis, e tá massa.

 lifedrive-keyboard1.png

- Ele aceita cartões SD, portanto posso secar o cartão de 128Mb da minha câmera Sony pros exagerados 4Gb do LifeDrive. Par perfeito.

- O wireless funciona bem tanto com o D-Link DI-524 que veio no Kit como com o AP wireless no meu trampo. Ambos em modo WPA-PSK. Aliás, funcionou melhor depois da atualização.

- Com o wireless, navego tranqüilo na web usando o navegador Blazer. A velocidade é boa, e é possível renderizar a página com ou sem as imagens e folha de estilos CSS. Funciona bem por exemplo pra ler o digg.com, que não foi feito pra PDA. O meu blog também fica legal, idem o Planeta Asilo Arkhan. Da pra fazer toilet surfing numa boa :-).

- Comparando o navegador web padrão e o Mini Opera, dão na mesma. Nenhum deles resolve o maior problema, que é não manter a página atual aberta se eu alternar para outro programa.

- Para acessar e-mails, posso usar tanto o Gmail diretamente, usando a interface mobile (http://m.gmail.com), ou o VersaMail, o cliente de e-mail padrão. Aliás, gostei paca desse coiso. Ele tem configs prontas pra tudo que é sistema de e-mail público ou famoso (Hotmail, Gmail, Yahoo, etc), e funciona com IMAP, POP e MS Exchange. O suporte a POP e IMAP foram aprovados - tanto em casa (com o meu domínio hospedado no gmail, @cetico.org) quanto no trampo (com servidor Dovecot). Senti falta da organização em threads - que tenho se usar o gmail de diretamente. A melhor opção, entretanto, é usar o Gmail Application ( http://gmail.com/app ). Fico devendo um howto de como fazer o Gmail Application funfar com o LifeDrive (em resumo, instale a JVM da IBM e force a instalação do Gmail App)

gmail-app.png

- O WiFile se mostrou um recurso duca. É um cliente SMB/CIFS que permite se conectar a outros computadores na rede e transferir arquivos. Esse é o tipo de recurso que me causa EMOÇÃO. Testei no trampo e funcionou.

- Só pra citar, tem também as coisas esperadas, mas extremamente úteis, como o reprodutor de músicas (lembre-se: são 4 Gb só o HD), o Documents to Go, que lê MS Word, Excel e PowerPoint. Rola PDF também, mas tanto no Acrobat Reader como no PalmPDF ficam bem foda de ler porque mostram as páginas “in natura” - dai a fonte fica muito pequena. O ideal é converter o pdf usando pdf2html e abrir usando o Plucker, que é um leitor de eBook do capeta.

- Tem também calendário, visualizador de imagens, contatos, etc etc. Como me disse o César, o PIM do Palm é do cacete.

- Isso é meio óbvio, mas ele funfa com estação Linux também - no Ubuntu, o gnome-pilot já vem instalado por padrão, portanto é fácil sincronizar o Evolution com o PIM do Palm.

Agora as coisas mais legais:

- Ele tem bluetooth. Usei o celular do Marcelo Lemos pra testar, e enviei um SMS pro meu celular usando a Stylus (aquela canetinha ESQUEMA pra escrever em Graffiti). Aliás, troquei o meu pelo Graffiti original, que é bem melhor. A Palm teve problemas de licenciamento do Graffiti com a Xerox, portanto criou o Graffiti 2.
- Tem um port do ScummVM pro Palm OS. Sim, rola jogar DOTT no LifeDrive :-).

LifeDrive ScummVM

Vou esperar sair a nova versão do PalmOS, e torcer pra ser a versão em Linux (ALP) sendo desenvolvido pela Palm Source, porque todos dizem que o PalmOS ficou pra trás, se comparado ao Windows Mobile. Linux com GTK, eu quero.

Archived Comments

Original comment from:

Yves Junqueira - Nov 0, 2006

Original comment from: Licio

Legal, acho que você é a primeira pessoa que conheço que gostou do life drive, todas as outras tiveram muitos problemas, como programas que funcionam nos outros palms e nao funcionam no LD, lentidão e barulho do hd..
Eu tinha um palm, acabei indo para o windows mobile(soh por curiosidade) e acabei me surpreendendo, o windows mobile é muito melhor e mais usavel que o palm os. Hoje eu estou com um ipaq, e tem um porte bem funcional de linux para ele.
Divirta-se com o LD e continue postando suas opniões.
t+

Original comment from: Dirceu Pereira Tiegs

Oi Yves,

Fiquei tão surpreso quanto o “Licio” sobre sua boa opinião sobre o LifeDrive. Estou para comprar um PDA, mas a dúvida entre o LD e o Palm T|X me deixam sem ação. Isso, claro, somado ao fato de eu querer um Nintendo DS também. :-)

Já ouvi várias reclamações sobre lentidão, barulho e problemas de perda de dados no LD, mas essa promoção de LD + roteador wireless + teclado dobrável é muito boa mesmo.

Bom, boa sorte com seu novo gadget. Assim que eu me decidir e comprar um dos dois eu retomo meu blog e posto algo sobre isso lá. Um abraço!

Original comment from: Cesar Cardoso

Seguinte,

se você estiver afim de hackear seu LD, troca o HD por um CompactFlash: http://howto.wikia.com/wiki/Howto_replace_microdrive_with_compactflash_in_LifeDrive

Original comment from: Marcelo

é pssível trocar o HD do life drive?

Original comment from: Ricardo

O que me causa estranheza mesmo é que usuários do Pocket PC fiquem freqüentando reviews do LifeDrive. Dizer que o Windows Mobile é melhor que o Palm OS é a opinião de quem disse isso, e não pode ser tomada como regra. Na minha opinião, o Palm OS está para o Windows Mobile como o MAC OS está para o Windows XP.

Se o Licio se sente feliz com o seu PPC, bom para ele, que deve ser da mesma “igreja” da Bia Künze. Para mim, que sou proprietário de um LD desde Agosto de 2005, ainda não inventaram um PDA melhor e mais completo, inclusive por rodar o Palm OS.

Yves, você fez uma excelente aquisição. Quisera eu que já houvesse esta promoção do roteador+teclado quando adquiri o meu.

Nunca tive problemas com meu LD. E olha que o meu já caiu no chão algumas vezes. Tem até um amassado num dos cantos. É, porque existe um medo geral de que o HD trave com as quedas… Claro que não é para chutar o aparelho, mas o meu está funcionando redondinho.

Este pessoal que acha que todo mundo reclama do LD deveria ler mais forums de discussão. Comprei o meu incentivado por outros felizes usuários do LifeDrive e já deixei muito usuário de PPC babando quando demonstro as possibilidades do meu PDA.

Um abraço!

Original comment from: cetico

Valeu Ricardo. Depois de resolver os problemas de crash no Blazer, por causa do Graffiti 1, estou ainda vivendo uma bela lua de mel com meu LifeDrive.

Original comment from: cetico
Dirceu, passados alguns meses depois da compra, posso lhe dizer que pra mim essas reclamações não valeram. Nunca ouvi nenhum barulho no LD - se vc GRUDAR o ouvido atrás, vc ouve um “tremido” quando o HD está trabalhando e só.

Não tive problemas com perda de dados, ainda assim faço backups regulares com o NVBackup.

Com relação a performance, não tenho nenhuma reclamação. De fato, as coisas não abrem instantaneamente, mas 0.5-1.0 segundos não me incomodam. Prefiro isso a CRASH e instabilidade.

Abraços

Original comment from: LUiz

Olá, estou comprando um life drive, posso comprar sem medo algum?Vc está gostando do produto?Obrigado

Original comment from: Marco Cesar

Boa noite,

Tenho um Life Drive, e um dos problemas que tenho é com relação a fazer o Hot Sync, raras as vezes que consigo. Tem algum " macete" ??
Abraços

Original comment from: Marcio

Boa noite GALERA !!! Sou um novo usuario do LD .. comprei um lifedrive motivado pelo comentarios neste forum e gostaria de varias dicas para aproveitar mais meu palm. Se puderem ajudar gostaria de um geral como mudar fundo de tela para windows xp, instalar um player para mp3, e outros programas que achem interessantes !!!

Valeu e continuem assim, somos muito gratos !!!

Marcio

@Marco, funciona bem comigo. Talvez seu cabo esteja com problemas? Procure o suporte da Palm, parece que são bons de serviço.

@Marcio,

Pra mudar o fundo de tela é fácil. Não lembro o nome da opção agora, mas procure nas propriedades que você acha - mas tem certeza que quer colocar Windows XP!?!?! :-)

MP3 eu sugiro o que vem com ele mesmo, ou então o TCPMP - que serve também pra se ver vídeo.

Abraços,
Yves

Original comment from: marcio

Yves o problema e que minha lifedrive esta com a configuração original e nao encontro “propriedades”. O fundo de tela do windows tem algum problema ? E mais por estetica, só isso … Qto ao mp3 o problema é que gostaria de usar a palm para transferir as musicas para um aparelho de som em casa e no carro, ambos tem entrada para usb, mas nao reconhecem o formato do itunes.

Obrigado Yves.

Marcio

Original comment from: W Garrido

Não tem comparação nenhum outro PDA: o LD é superior por tudo que já foi dito.
Existe uma outra reclamação ao LD referente a duração da bateria. Quer discordar disso também. O meu LD tem, na pior das hipóteses, o dobro da duração da bateria de um notebook. Exemplo: fui de Salvador a Porto Alegre assistindo a um musical, um episódio de Lost (legendado - baixei de um site americano), li dois textos e um relatório em Word (ouvindo música), fiz ajustes na planilha (excel) do meu relatório, fiz ajuste na agenda de compromissos e ainda revisei minhas apresentações em PowerPoint, ainda assim, tinha quase a metade da carga quando cheguei ao hotel. As pessoas falam da “pouca” durabilidade porque desejam usar o LD como se fosse um celular.
Infelizmente estou vendendo o meu LD (…com teclado e roteador) pelo Mercado Livre, pois a empresa que trabalho normatizou todos os procedimentos pelos (pesados) notebooks. Fiz demonstração das vantagens do LD, mas fui voto vencido.
Em fim, sabendo usar, o LD é uma mão na roda.
WGarrido

Original comment from: Roberta

Yves bom dia gostaria de uma ajuda/indicação. Tenho um LD novissimo com poucas horas de uso. Aquiri esta maquina no Canada e qdo retornei a empresa optou por utilizar um laptop e acabei nao usando o LD. Vc saberia onde eu poderia vender e qual seria o valor de mercado ? Este LD tem o pacote especial com o cd manager e garantia estendida no Brasil ate o ano que vem.

Grata,

Roberta

Roberta,

Muito esquisita sua mensagem. Seu e-mail é igual o do Márcio, e como você teria garantia extendida no Brasil se comprou o LD no Canadá?

Sobre sua dúvida, sei lá, procura no Mercado Livre.

[]s

Original comment from: Isabella Queiroz

Yves, estou quase certa de comprar um LD. Só estou com uma duvida… tenho um palm m515 funcionante mas ele não sincroniza mais com a sua base. Vc sabe me dizer se teria como eu passar por infravermelho, a agenda de telefone do m515 p/ o LD ?? Obrigada !!

@Isabella, não tenho certeza, mas imagino que isso não seja possível normalmente. Talvez de forma indireta, utilizando um software de backup como o NVBackup.

Eu no seu lugar entraria em contato com o suporte da Palm.

[]s

Original comment from: Dudu

Estou an duvida entre com Palm TX / LifeDrive ou um TReo….

o lifedrive eh meio caro perto do TX vale memso a pena?? ta U$ 400 dolares e o Tx ta U$ 280 dolares uam diferença de 240 reais!

queria saber se não é mais vantagem comprar um Treo 650 uma vez que este é celular além de palm…?!! Ou pego um pal TX ou Lifedrive e compro um celular separado legalzin

q vcs me dizem?!!

Original comment from: » Linux no Palm LifeDrive: realmente já funciona cetico.org: Eu, Sysadmin - Yves Junqueira

[…] já falei aqui, tenho um Palm Lifedrive. Pelo que eu havia acompanhado, o suporte a Linux no LD ainda estava bem lixão. Hoje, depois de […]

Original comment from: malekjr

Parabens pelo blog; preciso de uma ajuda; nao consigo fazer dload usando o blazer; tenho recebido mensagem de que nao existe memoria disponivel (e o HD ta quase vazio)…grato pela ajuda

Original comment from: Marcelo

Prezados,

Primeiro parabéns pelo blog, Yves! Sou usuário de handhelds Palm desde 1998. Utilizo LifeDrive+teclado desde julho/2005. Sem dúvida o conjunto substitui o notebook para todas as tarefas móveis de que necessito, principalmente para a preparação de relatórios de reunião; planilhas, gráficos e apresentações (DocsToGo v.10) para demonstrar resultados rapidamente.

Somente utilizo os recursos de som em viagens de automóvel. O consumo de bateria é muito baixo.

O desempenho do aparelho melhorou substancialmente após a substituição do microdrive Hitachi (e não Toshiba) por um Compact Flash. O microdrive parou de funcionar subtamente após um ano e meio de uso, sem a menor razão. O aparelho nunca sofreu choque ou queda. Simplesmente parou. Foram mais de seis meses até encontrar o compact flash adequado. Renascido, o LifeDrive passou a se chamar SpawnDrive. O desempenho melhorou em dois aspectos: velocidade e duração da bateria. A abertura dos aplicativos é praticamente imediata.

Infelizmente não posso compará-lo aos aparelhos com Windows Mobile, mas posso dizer que é um aparelho relativamente grande e pesado - nada que se compare ao meu notebook, um Toshiba Satellite. Ao abrir o SpawnDrive verifiquei que o excesso de peso estava justamente na bateria. O micro-HD é um pouquinho mais pesado que um compact flash, mas não muito.

Escrevi este post para esclarecer que o LifeDrive (SpawnDrive) - traz benefícios, não é exatamente barato, tem limitações e vai deixá-lo insatisfeito se você exigir mais do que o produto oferece.

Original comment from: Eudes

Tenho um Life Drive e sempre gostei muito dele, apesar de todos os comentários contra. No entanto, este mês ele deu um problema que eu nunca havia visto antes: simplesmente deu um reset, deu a mensagem que um programa desconhecido havia causado o erro, a tela ficou com chuvisco e desligou. Tentei várias vezes um soft reset e até reset seguro e ele não atendeu. Simplesmente está morto. Não liga de jeito nenhum. Alguém sabe como resolver? Agradeço desde já um contato.
Um abraço
Eudes

Oi Eudes,

Erros como “um programa desconhecido causou um erro..” já aconteceram comigo algumas vezes, principalmente quando eu utilizava o Graffiti 1 (o que vem nele é o 2). Esse Graffiti 1 causava ‘crash’ constante do sistema.

Agora, morrer ele nunca morreu. Quando ele trava, é só colocar pra carregar um tempo e segurar o botão de reset. Funcionou sempre comigo.

O que te sugiro é ligar no suporte da Palm. Mesmo que esteja fora de garantia (imagino que sim, porque não se vende mais o LD há um bom tempo), eles devem conseguir ajudar.

Um abraço,
Yves Junqueira
(resposta encaminhada também para seu e-mail)

Original comment from: denny

alguem teria a imagem do microdrive, pois o meu deu pau, ja com as partições para que eu possa transplanta-lo para meu CF

valeu

Original comment from: Nylo

Tenho um Life Drive e estou com problemas para fazer back up no pc. A unica pasta que nao consigo fazer backup no PC é a pasta de contatos. como fazer?

Original comment from: Eudes

Marcelo,
Meu Life Drive também morreu completamente, não atende a Soft ou hard reset. Me disseram que talvez substituindo o HD pelo Compact Flash ele voltaria à vida. Vc que já fez este procedimento, existe algum link com instruções como realizar a troca. Outra dúvida, o que acontece com os programas que vem de fábrica (contatos, memos, endereços, voice memo, etc)e a formatação do CF, como fazer?
Um Abraço.

Original comment from: Fabio

Olá Yves
como outros que já participaram deste interessante forum, sou fã do life drive. Tenho o meu há um ano e meio, e não consigo imaginar minha vida profissional sem ele. Mas, mando esta mensagem para saber se alguem tem alguma experiência em acoplar um gps via bluetooth ao ld.
Obrigado
Fabio

Original comment from: Celio

Caro Marcelo e Eudes,

O meu também apagou depois de 1 ano e meio de utilização. O que gostaria de saber é como saber se o problema é realmente do Microdrive ou da bateria. Venho lendo a respeito sobre a trocado Microdrive pelo flash e pelo que entendi, preciso do microdrive vivo para poder fazer uma imagem dele e colocar no flash. Desta forma, vou testar o microdrive exatamente colocondo-o conectado a meu PC e verificar se consigo acessá-lo. A bateria, para mim que não entendo nada de eletrônica, é mais complicado. O que faço para testá-la? Qualquer técnico em eletrônica ou engenheiro sabe medizer isso com um medidor?

De qualquer forma, vou abrir o LD e disconectar e reconectar a bateria e vê se tenho sorte. Só não quero comprar o CompactFlash (200 paus) mais a bateria (90 paus) e depois descobrir que o defeito é na placa principal…

Um abraço a todos

Original comment from: Eduardo O. Souza

Galera, estou enfrentando problemas para conectar meu LD no Wi-Fi Dlink DIR300 com WPA-PSK, realizei as configurações no LD para conexão Wi-Fi informei a chave mas não consigo concluir a conexão… alguem tem alguma informação a respeito?

Atenciosamente,
Edu

Original comment from: Cesar

Edu:
O Lifedrive usa somente a autenticação TKIP. Os roteadores em geral podem usar TKIP e AES simultaneamente, escolhendo automaticamente aquela utilizada pelo computador. Misteriosamente, o Lifedrive não consegue fechar a conexão com roteadores que utilizam TKIP+EAS. Altere a configuração do seu roteador para somente TKIP que deve funcionar (aconteceu comigo).
Boa sorte,
Cesar

Original comment from: Givaldo

Caro mantes do LD, gostaria de saber como posso utiliza-lo juntamente com um GPS com bluetooth, para realizar localização no mapa e como posso adquirir mapas.

Atenciosamente, Givaldo

Olá pessoal…
Meu Life Drive morreu e eu comprei um CF para substituir o microdrive…
Só que não tenho a imagem do microdrive e não sei como instalar direto da Update 2.0 pelo Windows..
Se alguém souber como fazer a instalação, favor dar um toque…
Ou se puderem me enviar um DVD com a imagem do microdrive também iria ajudar muito…
Com a imagem em mãos eu consigo instalar usando o progrminha DD.exe for Windows…
Agora do Update 2.0 não estou conseguindo, apesar de já ter formatado o CF com o Parition Magic da forma recomendada…
Mas não consigo transferir o sistema…
Agradeço demais se alguém puder ajudar…
Meu e-mail é: edulopesbr@yahoo.com.br

Valeu,

Eduardo

Assim como alguns aqui do blog… Marcos et Luiza - Dec 1, 2008

Olá pessoal,

Assim como alguns aqui do blog, estou com problemas com o HD do meu LD. Eu estava copiando alguns arquivos e, de repente, o palm travou e tentou reiniciar. Só que ele não reinicia mais e fica fazendo um barulho típico de um HD com problemas.

Vi várias msgs falando sobre a substituição desse HD por um CF mas, assim como outro amigo do blog, eu não tenho a imagem para fazer a substituição.

Alguém tem um passo-a-passo do que fazer, informando inclusive que tipo/marca de CF, capacidade máxima compatível, etc.???

Se puderem me contactar, ficarei muito agradecido: e-mail/MSN: macerqueira@hotmail.com ou gmail/gtalk: mcerqueira@gmail.com

Obrigado pela ajuda.
Abraços