Wednesday, January 3, 2007

LifeDrive - outras dicas

Meu final de ano foi massa. Fiquei em casa com a Carla, bebemos e comemos muito bem, e curtimos uma programação legal de clipes musicais crássicos durante as últimas horas de 2006, no Multishow. Não lembro de ter tido uma virada de ano tão legal (Copacabana, ano passado, nem chegou perto).
Ainda em lua de mel com meu LD, acho que convém falar de coisas interessantes que aprendi de umas semanas pra cá.

Assistir vídeos no Palm usando TCPMP é muito l337. Assisti toda a série Heroes e praticamente todo o Neon Genesis Evangelion no meu LD, em momentos de "lazer portátil". No metrô, na cama pouco antes de dormir ou no avião (fui pra Macaé/RJ na última semana, aliás, e tomei 12 horas de chá de aeroporto na volta).

Ontem, enquanto estava lendo o meu guia de estudos pra CISSP[1], fiquei grilado porque não havia jeito de fazer anotações no texto. Eu uso o Plucker, que é o melhor leitor de textos em PDA que tem por aí, e GPL.
Numa busca rápida, descobri algo maravilhoso (quase escrevi FABULOSO, sorte que me contive). O Alexander Pruss falou recentemente uma nova funcionalidade do Plucker, que permite anotações nos textos. Fala sério. Funciona muito bem.

Aproveitei e descobri que esse cara fez também o NVBackup, que é uma ferramenta de backup para Palm's do tipo NVFS muito poderosa, e funciona bem no LifeDrive, apesar de originalmente prever o backup para cartões SD, e não para o disco interno. GPL, dude.

Falando em GPL, cabe também falar do MGTalk, cliente de IM, que passei a usar quando o tempo de uso shareware do Chatopus acabou. O Chatopus é bom, pois simples e direto, mas o MGTalk é GPL e tem me atendido bem, e apesar do nome serve para conexões Jabber em geral.

Por fim, algo que me ajudou a passar o tempo no aeroporto nesse fim de semana foi o suporte a streaming MP3 no pTunes Deluxe, um software comercial que estou avaliando. É MUITO moral ouvir música com streaming da Internet via WiFi. Se bem que cá entre nós, isso não é nada mais útil do que sintonizar um radiozinho a pilha.

Mas é altamente geeky.

[1] O livro vem com um CD que traz todo o conteúdo do livro em PDF. Usei o pdftohtml (tem até pra Windows, procure por pdftohtml.exe) para converter, ahm, o PDF para HTML, e depois o Plucker Desktop, pra converter tudo pro formato do Plucker. Ah, ainda estou preso ao Plucker Desktop do Windows.