‹ blog.cetico.org

LifeDrive - outras dicas

Jan 03, 2007

Meu final de ano foi massa. Fiquei em casa com a Carla, bebemos e comemos muito bem, e curtimos uma programação legal de clipes musicais crássicos durante as últimas horas de 2006, no Multishow. Não lembro de ter tido uma virada de ano tão legal (Copacabana, ano passado, nem chegou perto).
Ainda em lua de mel com meu LD, acho que convém falar de coisas interessantes que aprendi de umas semanas pra cá.

Assistir vídeos no Palm usando TCPMP é muito l337. Assisti toda a série Heroes e praticamente todo o Neon Genesis Evangelion no meu LD, em momentos de “lazer portátil”. No metrô, na cama pouco antes de dormir ou no avião (fui pra Macaé/RJ na última semana, aliás, e tomei 12 horas de chá de aeroporto na volta).

Ontem, enquanto estava lendo o meu guia de estudos pra CISSP[1], fiquei grilado porque não havia jeito de fazer anotações no texto. Eu uso o Plucker, que é o melhor leitor de textos em PDA que tem por aí, e GPL.
Numa busca rápida, descobri algo maravilhoso (quase escrevi FABULOSO, sorte que me contive). O Alexander Pruss falou recentemente uma nova funcionalidade do Plucker, que permite anotações nos textos. Fala sério. Funciona muito bem.

Aproveitei e descobri que esse cara fez também o NVBackup, que é uma ferramenta de backup para Palm’s do tipo NVFS muito poderosa, e funciona bem no LifeDrive, apesar de originalmente prever o backup para cartões SD, e não para o disco interno. GPL, dude.

Falando em GPL, cabe também falar do MGTalk, cliente de IM, que passei a usar quando o tempo de uso shareware do Chatopus acabou. O Chatopus é bom, pois simples e direto, mas o MGTalk é GPL e tem me atendido bem, e apesar do nome serve para conexões Jabber em geral.

Por fim, algo que me ajudou a passar o tempo no aeroporto nesse fim de semana foi o suporte a streaming MP3 no pTunes Deluxe, um software comercial que estou avaliando. É MUITO moral ouvir música com streaming da Internet via WiFi. Se bem que cá entre nós, isso não é nada mais útil do que sintonizar um radiozinho a pilha.

Mas é altamente geeky.

[1] O livro vem com um CD que traz todo o conteúdo do livro em PDF. Usei o pdftohtml (tem até pra Windows, procure por pdftohtml.exe) para converter, ahm, o PDF para HTML, e depois o Plucker Desktop, pra converter tudo pro formato do Plucker. Ah, ainda estou preso ao Plucker Desktop do Windows.

Archived Comments

Original comment from: vrkiller melhor l…

Yves Junqueira - Jan 5, 2007

Original comment from: vrkiller

melhor leitor de documentos para palmos e wince eh sem duvida o isilo, comercial… mas rapido e com a melhor interface. nao se esqueca shareware+serial = freeware! hehee… eu uso muito o isilo e tenho uns 650mb em ebooks. outra… como player de videos para palmos o melhor eh o kinoma… que jah vem com um encoder r0x… super otimizado!

Original comment from: Cesar Cardoso

vrkiller: a vantagem do TCPMP é que você NÃO precisa converter o formato do vídeo, porque ele toca quase que qualquer coisa. E como tem muita coisa já devidamente formatada em 320x240 (efeito iPod Vídeo/PSP) na internet, é só jogar no cartão e começar a ver :)

Original comment from: kiki

Yves, com o iPhone, a Palm desencanou do LifeDrive, é isso?

kiki: hun? Eu disse isso? Bem, independente de iPhone ou não, a Palm não tem feito nada direito há algum tempo.
Sempre que a Palm aparece com um lançamento, uma saraivada de críticas aparecem nos fórums e comentários de sites. Muitos sempre repetem “alguém por favor enterre a Palm”.
Eu ainda tenho meu LD e, apesar de estar usando bem menos depois que comprei um notebook, ele ainda me é útil. Só fiquei chateado pois até agora não saiu uma versão do SO com Linux e talvez nunca saia.
O fato é que o LifeDrive está ficando velho - talvez já estivesse velho quando saiu (==PalmOS).

Original comment from: kiki

Yves, não disse que foi vc que disse :)

É que com o início das vendas do iPhone, eu fui ver a quantas andava o LD e ele nem aparece mais no site da Palm como produto.

O preço do LD em janeiro 2007 estava US$ 399 e com um selo “end of life”: http://www.odontopalm.com.br/gsf/arquivo/2007/01/lifedrive_rip.html

O iPhone custa US$ 499, que foi o preço que paguei no LD em julho de 2006 (fora do Brasil). Eu gosto do LD, comprei-o pq não gosto de carregar notebook, e prefiro aquele teclado dobrável ao teclado do Treo ou do próprio iPhone.

Queria me apropriar mais do meu LD, acho que o uso bem menos do que poderia. Vc e Cezinha são os únicos malucos que eu conheço para conversar sobre o LD “ao vivo”. Hora dessas, eu procuro vcs, posso?

Kiki, eu também acho o teclado dobrável um barato, mas sou raramente tenho necessidade de usá-lo. Uma pena desperdiçar tamanho privilégio para um Geek :-).
Pode me procurar, sim. O César é a maior autoridade no assunto “bugingangas”, portanto não deixe de falar com ele.

Original comment from: Kiki

Valeu, Yves. O celular do Cesinha já está até autorizado no bluetooth do meu LD… só falta eles se encontrarem novamente!!