‹ blog.cetico.org

Linux no Palm LifeDrive: realmente ja funciona

Aug 04, 2007

Como já falei aqui, tenho um Palm Lifedrive. Pelo que eu havia acompanhado, o suporte a Linux no LD ainda estava bem lixão. Hoje, depois de ver a chamada do br-linux.org sobre esse assunto, passei o dia procurando como fazer isso funcionar.

Pois bem, graças aos caras do H&D, especialmente o marex, já tem muita coisa funcionando no Palm Lifedrive no Linux com Angstrom (debian) e OPIE (kde). Instalei aqui o Technology Preview 1 (TP1) disponibilizado pelo marex e gostei do que vi. Não é um sistema estável, nem de longe serve pro dia-a-dia. Mas já é empolgante ver o OPIE no LD, escrever comandos na console com a stylus e pensar no tanto de coisa que dá pra rodar num ambiente Linux e GNU completo.

O suporte a wifi já está quase saindo, assim como usbserial. IrDA (infra-vermelho) já funciona, mas sem o módulo irnet eu não consegui fazer rede TCP/IP funcionar - ainda. E já funciona também Bluetooth, mas meu notebook não tem suporte, portanto não pude testar.

Depois faço update com fotinha.

UPDATE. Ó, fotinhas - enviadas com o jUploadr. Veja todas elas aqui.

palmld-linux-uname

palmld-linux-opie

Archived Comments

Comment from

Yves Junqueira - Aug 0, 2007

Comment from Cesar Cardoso:

Vou ficar esperando as fotos :)

Comment from Licio:

Eu vou testar hoje no meu LD.

Comment from Erick:

Olá, eu também testei no meu TX e funcionou legal.
Conversei com um dos desenvolvedores do Hack&Dev e ele me disse que estão trabalhando bravamente para fazer o Linux ter uma melhor compatibilidade com o palm.

Comment from RJP:

Droga, l* vai o meu T|X para ser cobaia, hehehehehe!

Comment from Roberto Soares:

Muito legal isso!
Logo logo a gente vai poder soltar “apt-get install” pra tudo, sem ter que ficar procurando softwares caríssimos e com funcionalidades reduzidas.
Abração!

Comment from » Linux no Palm TX também funciona cetico.org: Eu, Sysadmin - Yves Junqueira:

[…] e-mails com o Wilton José dos Santos e ele me contou que conseguiu instalar e fazer funcionar o Linux no Palm TX dele com ajuda dos caras do Hack & Dev. Segue o e-mail (reproduzido com […]

Comment from Alvaro:

Oi cético, pois bem, eu tenho um TX e desde que vi na sua página falando sobre linux no tx me meti à experimentar, onde cheguei ao Miska e posteriormente ao Marex, que é quem está agora encarregado do wi-fi pro tx. Testei a ultima versão teste e está muito boa agora é esperar o marex.
eu queria mesmo era saber onde que os usuários brasileiros estão se encontrando para falar sobre o assunto?