Sunday, August 19, 2007

The Linux Programmer's Toolbox - introdutorio e indispensavel

O livro The Linux Programmer's Toolbox (Amazon) foi lançado recentemente e está na minha estante do Safari. Não é só porque tem uma espada de sabre Jedi na capa, apesar disso ser um fator muito importante. É que recebeu bons reviews na Amazon e achei que me seria útil - e está sendo.

O livro tem aproximadamente 600 páginas, mas um conteúdo denso. É uma excelente ponte entre livros introdutórios de programação e administração de sistemas, e coisas mais pesadonas como Understanding the Linux Kernel ou Advanced Programming in the UNIX Environment. Recomendo fortemente a leitura para Programadores e Administradores de Sistemas que trabalhem com Linux.

Além de dedicar capítulos a temas importantes para programadores, como o processo de compilação de códigos-fonte, o livro trata de alguns assuntos comuns ao já velhinho Advanced Programming in the UNIX Environment, que ainda não terminei de ler. Entretanto, além de ser novo e focado em Linux, o principal mérito do The Linux Programmer's Toolbox é introduzir temas às vezes difíceis de se digerir, como IO Scheduling e Process Scheduling do kernel, com um texto direto e claro.

Não conheço muitos bons livros novos sobre Linux com abordagem profissional. Há, sim livros bons e antigos (mesmo que com novas edições), como os do Tanenbaum e do Richard Stevens, mas falta às vezes uma ponte entre esse conhecimento teórico de décadas atrás, e a vida prática de programadores e administradores de sistemas de hoje. Outros livros, como o Programação Avançada em Linux do Gleicon Moraes, ainda que úteis em alguns tópicos, não conseguem explicar o que nós, programadores e administradores de sistemas, devemos saber sobre o funcionamento básico do Linux.

Claro que devem haver outras coisas interessantes por aí. O Linux System Programming do Robert Love já está na mira de leituras seguintes.