‹ blog.cetico.org

Reuniao historica da ABNT sobre OOXML

Aug 23, 2007

Antes eu lia o jornal. Hoje em dia, quando quero notícias frescas, leio o blog do companheiro de Asilo Arkhan, César Cardoso. Foi lá que ele linkou para uma das leituras mais curiosas desse ano - sem exagero: o relato detalhadíssimo do Avi Alkalay sobre reunião da ABNT para decidir^W discutir^W digladiar acerca do voto brasileiro para a padronização pela ISO do OOXML.

Se houvesse uma explosão naquele momento e todos que estavam naquela sala morressem, a TI no Brasil se estagnaria por 10 anos e eu ficaria de luto por uns 20. Algumas de nossas principais “celebs” estavam lá: Cezar Taurion, Corinto Mefe, Cesar Brod, Jomar Silva, etc etc. Não conheço os caras da Microsoft, Raimundo ??? e Fernando Gebara, mas eles também participaram, claro. E além deles, muitas outras empresas de peso.

A leitura é interessante pois mostra o desenrolar timtim-por- timtim da reunião, que foi bastante política, sim, mas que acabou funcionando, ainda que o consenso tenha sido alcançado de uma forma não muito tradicional. :-)

É uma pena, no entanto, que o trabalho detalhado de técnicos que analisaram o assunto não tenha sido discutido com a profundidade que merecia. Cezar Taurion relata o que o Jomar Silva esperava da reunião:

Jomar foi bem objetivo: “dada a seriedade e competência trabalho realizado pelo GT e investimento feito por todos que contribuiram com ele (custo de deslocamentos e viagens, horas alocadas e “brain power”, muito “brain power”), eu realmente espero que os problemas técnicos encontrados sejam analisados com cautela pela CE e que a decisão desta comissão seja feita com base no rigor técnico que é esperado de uma comissão da ABNT.

Pelo jeito as expectativas deles sobre o “nível” da discussão foram frustradas.

Archived Comments

Interessante…

Ciniro Nametala - Dec 2, 2008

Interessante…