‹ blog.cetico.org

Servidores de DNS gratuitos na YourBase

Aug 22, 2007

Weblog da YourBase

Começarei a usar esta seção do meu blog (categoria “yourbase”) como repositório de notícias oficiais sobre a YourBase.

Aos clientes atuais, será útil como central de notícias sobre nossos serviços, incluindo anúncio de novas funcionalidades, avisos de manutenção, etc. Aos clientes prospectivos, espero que seja uma amostra sobre nosso “jeitão” de prestar um bom serviço. Aos demais (improváveis) leitores do blog, espero que não se incomodem com o novo conteúdo. Se for o caso, reclamem nos comentários.

Para acompanhar os posts daqui pra frente, aponte seu leitor RSS para o endereço do nosso feed, ou assine o feed geral do cetico.org.
Novo Painel DNS em testes

O termo beta está tão banalizado pelos serviços “web 2.0” ultimamente que prefiro dizer que o status da nova funcionalidade de gerenciamento de zonas DNS do painel de controle da YB é “em testes”.

O serviço é gratuito e você pode configurar quantos domínios desejar, desde que numa quantidade razoável. (Quem não é cliente e quiser usar nossos servidores de DNS, basta preencher o cadastro de usuários e seguir para o painel de controle.)

Durante a criação da zona do seu domínio, você tem a opção de escolher um IP padrão para o qual serão criados automaticamente registros como “www.dominio.com.br”, “dominio.com.br” e uma entrada MX para o servidor de e-mail. Depois disso, é claro, você pode customizar a zona do seu domínio da forma que quiser. Finalmente, é só configurar o domínio no Registro.BR ou outro registrar, definindo NS1.YOURBASE.COM.BR e NS2.YOURBASE.COM.BR como servidores de nomes primário e secundário, respectivamente.

É preciso notar que, apesar de flexível, a ferramenta ainda não é muito amigável para iniciantes, mas estamos trabalhando para melhorar a usabilidade. Em caso de dúvidas, entre em contato.

Infra-estrutura DNS

Para os geeks interessados, utilizamos o PowerDNS como servidor de DNS. É uma alternativa moderna se comparado ao bom e velho BIND. A vantagem do PowerDNS é que ele permite que sejam utilizados diversos back-ends diferentes para armazenar o “arquivo de zonas”. No nosso caso, as zonas estão armazenadas em modo “NATIVE” em servidores MySQL com replicação automática. Em cima de tudo isso, uma interface escrita em Python com TurboGears permite a administração de cada domínio de forma segura por cada usuário.

Se quiser verificar nossa configuração padrão, consulte por exemplo o domínio “yvesjunqueira.com”. Serviços recomendados: Pingability.com e DNSReport.com.

Os próximos passos são tornar a interface mais amigável e permitir a utilização de servidores secundários externos, mas ainda não há previsão de quando isso deve ficar pronto.

Sobre a YourbaseA YourBase é uma empresa de hospedagem de servidores Linux com acesso root. Utilizamos Xen como tecnologia de virtualização e suportamos diversas aplicações e linguagens, como Ruby on Rails, TurboGears, Django, Drupal, Java, Python, PHP e Perl. Oferecemos planos a partir de R$49.05.

Archived Comments

Comment from

Yves Junqueira - Oct 2, 2007

Comment from Juliana:

Por gentileza estou precsando de uma hospedagem gratuíta para dois web sites

www.comerciodeubatuba.com.br
www.comerciodecaragua.com.br

Comment from Fernando Correa:

Que maravilha. Estou a dias procurando por um serviço de DNS gratuito e que o nome do servidor fosse aceito pela fapesp. O melhor de tudo é que achei muito fácil de configurar. Bom, já tenho uma certa experiência com hospedagem e estou familiarizado com configuração de dns, conheço os termos e tal.
Para Juliana que procura por hospedagem gratuita, leia sobre o Google Apps em googgle.com.br/a.
Foi conhecendo essa ferramenta do Google que me levou a comprar um domínio e procurar por um serviço de dns gratuito. Espero que continue sem gerar custo. mas se for preciso me disponho a contribuir anualmente.

Comment from Fernando Correa:

Aaa queria comentar mais uma coisa que me deixou muito contente com a YourBase.com.br. Painel em português e intuitivo.