‹ blog.cetico.org

YourBase: Monitoramento SNMPv3 disponivel em todos os planos

Sep 16, 2007

Incluimos mais uma funcionalidade ao Painel de Controle da YourBase: monitoramento automatico via SNMPv3, com geração de gráficos e coleta de dados de forma segura. O uso de recursos de seu servidor, como CPU, rede, memória, espaço em disco e carga média (load average), é gravado em nosso painel de controle e gráficos históricos podem ser acessados por meio de uma interface web interativa.

Este é um serviço opcional e gratuito para todos os nossos planos de hospedagem VPS Linux. Veja um exemplo:

Basta solicitar o monitoramento SNMP no pedido do seu servidor ou a qualquer momento que ele será adicinado ao seu Painel de Controle. Se você for cliente e quiser mais informações, acesse seu Painel de Controle YB.

Para quem estiver curioso, o back-end dessa solução é o cacti, com muitas adaptações para que fique bem integrado ao painel de controle da YB. A parte mais interessante desse novo recurso, no entanto, é escondida dos usuários: são as ferramentas para automatizar as configurações dos agentes SNMPv3 e dos diversos gráficos no Cacti. Se não houvesse essa automatização, seria impossível oferecer esse serviço sem cobrar uma taxa adicional de cada cliente. Felizmente, graças aos nossos scripts feitos-em-casa, tudo é gerenciado de forma automática e assim o custo de manutenção é mínimo.

Bom pra todo mundo :-).

Archived Comments

nice

Edmond G. Belanger - Oct 0, 2020

nice