‹ blog.cetico.org

Festival Software Livre DF

Oct 01, 2007

Não custa reforçar. Neste final de semana, na sexta-feira e no sábado vai acontecer em Taguatinga o Festival Software Livre DF, como já falei aqui antes. O Ubuntu-DF terá um stand outra vez, mas diferentemente do Encontro Nacional LinuxChix estamos nos preparando melhor para este evento.

Estou torcendo pra ser um bom festival. Não vai faltar palestra, isso tá claro. A programação é caprichada, talvez até extensa demais. Os temas das palestras em geral são interessantes, apesar de haver mais palestras de be-a-bá sobre Linux e FOSS do que eu acharia necessário.

Você sabe o que significa cada palavrinha na saída do vmstat, top e ps? Sabia que é possível fazer contabilidade de uso de IO por processo no Linux? Se não sabia, seus problemas acabaram!

Vou realizar uma oficina prática no dia 5, sexta-feira, às 19h sobre análise do uso de recursos e performance de sistemas no Linux. Além de discutir sobre gerenciamento de memória, I/O e processos no Linux, o planejado é colocar em prática várias técnicas de análise de recursos e performance em servidores Linux.

Como numa situação real, o computador de cada participante será estressado e ele terá o desafio de estudar o comportamento do sistema e tentar tomar medidas que normalizem a performance do servidor.

O horário é um pouco cruel (sexta-feira, 19h), mas estarei lá e espero que apareça mais alguém :-).