‹ blog.cetico.org

Pratica com teoria

Jul 13, 2008

Eu sou autodidata em computação e isso me atrapalha bastante.

Me formei em Relações Internacionais na UnB mas, por não ter feito graduação em CC, sinto falta de pelo menos dois dos benefícios de se estudar CC em uma boa escola.

Primeiro, saber as referências. Se para um estudante de Ciência da Computação a parte mais fácil é obter uma lista de bibliografia relevante pro curso, pra mim foi a parte mais complicada. Na verdade, eu nunca tinha tido a iniciativa de procurar conhecer melhor os grandes livros e grandes autories. Só de uns anos pra cá é que comecei a ler parte da bibliografia obrigatória dos cursos, e que fui ter uma idéia do quão pouco eu sei.

Eu pensava, por pura ignorância, que já tinha boa parte do conhecimento necessário pra minha profissão. (Isso merece um post separado, sobre “regulamentação da profissão”).

O segundo conhecimento que ainda hoje sinto falta por não ter feito uma boa graduação em Ciência da Computação é a visão geral da área. Entender melhor compiladores, arquitetura e organização de computadores, matemática.

Se por um lado é difícil saber o que estudar e por onde começar, por outro lado é bem mais fácil estudar teoria quando se reconhece sua importância no dia-a-dia. Principalmente quando se trabalha com um monte de gente foda a quem se possa pedir ajuda.

Por isso recentemente estou focando mais as minhas leituras em teoria. Minha primeira aventura é com Computer Architecture: a quantitative approach. Se eu conseguir terminar de ler esse livro, mereço um diploma em ciência da perseverança.

Archived Comments

Comment from Gustavo Noronha: Eu tenho o…

Yves Junqueira - Jul 1, 2008

Comment from Gustavo Noronha:

Eu tenho o mesmo sentimento, e eu acho que você é muito melhor que eu em saber que conhecimentos são necessários e em obtê-los, portanto um melhor autodidata.

Eu peguei emprestado com a Fujii um texto sobre Fundamentos da Teoria da Computação, e achei uns PDFs muito interessantes de um professor. Também tô querendo há um tempo comprar aquele famoso livro de compiladores.

Se quiser compartilhar esse esforço auto-didatista e a bibliografia comigo vai ser massa =D.

Comment from Fernando Ribeiro:

Acho que tem muita gente nesse barco, pois, apesar de estar me formando em engenharia da computação, acho que o curso não é tão específico como eu gostaria, ficando assim a parte interessante para um mestrado ou doutorado.

Seria legal montarmos uma lista com essas referências.

Comment from Daniel-san:

Yves-san, vc já deu uma olhada no MIT OpenCourseWare? Tem de tudo lá.

@Daniel-san,

E ai cara!! Mas que honra! :-)

Mutcho obrigado pela dica, mas o OCW é meu velho conhecido :-). Atualmente eu tou cursando “Introduction to Algorithms” lá e até agora tá dando certo. Esse curso tem vídeos gravados, então facilita bastante. Mas o principal é que eu tenho o textbook usado no curso (o clássico da área, homônimo ao curso, tá na minha pilha de livros no librarything. Tem um widget do blog apontando pra lá).

Já tentei fazer outras matérias sem vídeo no OCW e sem o livro de referência, e fica muito complicado.

É muito bão mesmo que eu tenha empolgação pra estudar sozinho essas coisas, enquanto que em REL eu me arrastava pra estudar o obrigatório. Aliás, quando eu vi o tanto que eu gostava de estudar CC “desnecessariamente”, foi que entendi que realmente tinha que mudar de área definitivamente. (Isso lá pelos idos de 2003/2004…)