‹ blog.cetico.org

Que mundo atrasado. Cadê os livros?

Oct 04, 2008


AHHHHHHhhhhhhhhh!!! Pra que servem as internetz se a maioria dos livros tradicionais ainda não podem ser baixados e lidos?

Eu quero viver num mundo em que eu possa pagar um dinheirinho e ter acesso instantâneo a qualquer livro já publicado. Exijo também que se crie um leitor de ebooks decente, que venda no mundo inteiro e com preço justo. Ô mundo atrasado.

Tem um bando de tecnologias meia-boca por aí que tentam ajudar, mas o mundo tá longe de ter algo no jeitinho que as pessoas querem.

  1. O Safari da O’Reilly, além de ter um acervo limitado a livros técnicos de computação, é um pesadelo de usabilidade. É um terror rodando javascripts moderninhos só pra impedir que seja usável em dispositivos móveis. Pra que serve um serviço desse hoje em dia? Tenho acesso a um sub-conjunto de livros por ser membro da ACM, mas nunca mais usei o serviço por birra com a interface.

  2. O Google Books é brochante. Tem muita coisa lá, o site poderia ser uma mão na roda, mas não se pode ler os livros inteiros nem pagando (livro gratuito não conta). Não precisa ser nenhum gênio pra compreender a razão do Books ser tão limitado.

  3. A Amazon até que tá tentando, mas até agora não oferece um serviço independente para download de e-books. Pelo que sei, ela praticamente só oferece livros digitalizados para download via Kindle. Vender MP3 sem DRM foi um bom começo, senhora Amazon, mas cadê os livros em PDF sem DRM também? Será que ela não quer se canibalizar, ou as editoras precisariam ser mais prafrentex pra aceitarem essa forma de negócio?

  4. Brinquei com o Kindle de um amigo recentemente. É um grande passo, mas ainda é um dispositivo com design tosco, lento e proibitivamente caro. Fora dos EUA é elefante branco, pois só funciona offline. O Sony Reader é mais barato, pelo menos.

  5. Se existisse um ebook reader mais barato, com um bom acervo, o guverno não precisaria queimar dinheiro comprando notebooks pra criançada sem saber se isso causa mais dano do que benefício. Ler livros, por outro lado, já tá meio que provado que funciona. :-)

  6. Ler livros em telefones celulares, PDAs e jogos portáteis (PSP, etc) não é a solução. A bateria dura pouco, a vista cansa, a tela é pequena e o fluxo de texto costuma ficar errado.

  7. Onde as pessoas costumam marretar livros em redes P2P hoje em dia? Emule mesmo? Ando meio por fora.

Archived Comments

Pensei na falta de e-book readers outro dia. Esse …

Daniel-san - Oct 0, 2008

Pensei na falta de e-book readers outro dia. Esse negócio de ler papers em pdf na tela cansa pacas e imprimir sempre é desperdício. Um bom e-book reader na época da faculdade seria uma mão na roda, hein.

Sobre o Kindle: eu gosto da idéia do Kindle. Me parece o melhor realizado de todos os ebook readers. Pena que a Amazon limitou o acesso WWAN a redes EVDO; uma rede UMTS/HSDPA, ou mesmo EDGE, tornaria o bichinho muito mais usável, inclusive internacionalmente.