‹ blog.cetico.org

Quem vem me visitar?

Oct 16, 2008

Como contei em primeira mão (uhu!) para os amigos twitos, estou de mudança. Eu, Carla e nosso bichano Élvis vamos de mala e cuia para Zurich, na Suíca. Ou melhor, voltaremos de mala e cuia, pois estamos aqui agora.

Yves em ZurichEssa é a milionésima vez que nos mudamos desde 2003 (BSB -> GYN -> BSB -> BHZ), mas tomara que dessa vez seja algo definitivo (ou por pelo menos 2 anos, pô!). Fizemos uma escolha bem cuidadosa da cidade onde queremos morar, pra evitar arrependimentos no jogo.

Por quê Zurich?

Entre as opções, Zurich sempre foi a mais bem cotada, e acabamos decindo nos mudar pra cá.

Pra mim, Zurich venceu não só por ter tantos amigos morando aqui, ou de mudança pra cá, mas também por ser uma cidade muito organizada e bem localizada (olha o mapa).

Minhas experiências com Belo Horizonte, a metrópole caótica, e Sydney, a cidade onde-Judas-perdeu-as-botas, me fizeram querer evitar cidades populosas demais ou distantes demais. Apesar de muitas qualidades, BH é muito violenta e bagunçada, se comparada a Brasília ou até Goiânia. Já Sydney me dá preguiça dos vôos intermináveis. Se eu fosse pra lá, nunca seria visitado por nenhum parente ou amigo :-(.

Outra coisa legal é o escritório do Google em Zurich, bem maluco.

Aprender Alemão, por outro lado, vai ser um desafio, mas eu adoro o idioma e sempre quis aprender. Como diria o filósofo, Das Buch ist auf dem Tisch.

Então: HTTP/1.1 301 Moved Permanently

Pois então, daqui uns dias voltamos pra BH para “encerrar as atividades” e voltar de vez daqui uns meses. Devemos passar esses últimos meses de 2008 no Brasil, mesmo.

Alguém me sugeriu comprar um monte de coisa no crediário das Casas Bahia, e distribuir a muama pros amigos e parentes, já que SERASA e SPC não chegam na Suíça. Tá difícil encontrar argumento contra… mas se fosse assim, eu preferia chamar os amigos pro boteco e fazer uma grande doação para os programas Bebe Brasil e Manguaça Cidadão. Era só pendurar tudo no cartão e no cheque especial :-).

Apesar de não poder fazer isso, sou totalmente favorável a bebespedir dos amigos em BH e, se der tempo, BSB. Pelo menos o Cesar eu sei que vai com certeza, como sempre. Não importa onde, quando, nem com quanta antecedência :-). “- Cesar, vamo ali tomar umas? - Beleza, tou indo!”

UPDATE: Carla tomou coragem e fez um anúncio público também. Publicou até um FAQ sobre a decisão :-).

Archived Comments

Tamo te esperando em Brasilia! =)

Marcelo Lemos - Oct 3, 2008

Tamo te esperando em Brasilia! =)

Opa, vou ficar aqui esperando a sua passagem por BSB :)

Vamos bebemorar aqui em BH, com certeza! =D Fico triste de você ir emboa, mas feliz de você ir pra um lugar tão bacana!

Que ótimo Yves! Muito sucesso no novo desafio. =D

Como Belo Horizontina discordo de vc. Brasília que é violenta e bagunçada, está em 1º lugar em sequestro relâmpago e não existem câmaras da polícia espalhada pela cidade. A bagunça maior nas ruas nunca vi, como engenheira civil de transportes, a cidade não existe semáfaros, existem poucas avenidas (eixão, 2 eixinhos, eixo momumental, W3, L2), o resto são labirintos (as quadras não são quadradas). Pode-se falar ao celular à vontade enquanto dirige, pode-se estacionar nas esquinas, em filas duplas, não precisar dar seta para mudar de faixa. Dizem que dirigo igual Goiano pois respeito a legislação de trânsito. Moro no Sudoeste e a rua comercial é ridícula com rotatórias, em qualquer outra cidade do mundo numa rua desta teria semáfaro. Quando sai de casa tem que levar o carro para passear pois não existe transporte público. Daqui uns 2 meses estarei de volta à poluida e maravilhosa Belo Horizonte depois de 5 anos perdidos nesta marasma cidade de Brasília. Prefiro morar na 2ª cidade mais poluida do Brasil do que na cidade mais empoeirada.

Ana, de acordo com o “Mapa da Violência nos Municípios Brasileiros - 2008”, os índices de homicídios da população de Brasília e Belo Horizonte são, entre 2002 e 2006:

Brasília:
34.7
39.1
35.9
32.0
32.1

Belo Horizonte:
42.9
57.6
65.4
55.3
49.2

Belo Horizonte é claramente mais violenta. Brasília também é, só que menos um pouco.

O que me choca com relação a Belo Horizonte, no entanto, é a quantidade de história de assaltos a mão armada que fico sabendo aqui. Sei que isso não é científico, mas nenhum amigo meu foi assaltado a mão armada durante os 6 anos que morei em Brasília.

Por outro lado, moro em Belo Horizonte há menos de um ano e 5 amigos ou colegas diferentes já foram assaltados por marginais com armas de fogo. Isso é que me deixou muito assustado. Mas como eu falei, sei que isso não é muito científico.

Achei muito engraçado você dizer que goianos respeitam as leis de trânsito. Não é essa impressão que tive enquanto morei lá por 18 anos. E toda vez que volto lá, fico espantado com o desrespeito.

De qualquer forma, muito obrigado pelo comentário!