‹ blog.cetico.org

Itamaraty dos Infernos

Mar 07, 2009

Eu tenho um monte de conhecidos diplomatas, e me deixariam muito feliz se lessem esse post.

Archived Comments

Grande Yves, li o artigo que vc recomendou. E é be…

RAFA - Mar 0, 2009

Grande Yves, li o artigo que vc recomendou. E é bem provável que ele realmente tenha passado por todo esse calvário pra abrir conta no Brasil mesmo. Mas, na boa, o calvário que os brazucas têm que passar por lá é igualzinho ou até pior pra outras coisas - sempre o medo de que estejamos querendo imigrar. Apesar da nossa tradição ibérica não ajudar nada, a burocracia estatal é ubiquitous em qualquer parte do mundo, sad but true. Se tem estado, tem birô. A questão é: pra que ele se sujeitou a isso mesmo? Só pra não pagar as taxas de saque no exterior do banco americano dele? Pra poder comprar chiclete no débito? Ou foi só pra demonstrar o quanto o país é burocrático e atrasado, por raivinha ou qq outro motivo? A maioria dos procedimentos de legalização consular que pediram pra ele são comuns em outros países tbem - eu precisei pra abrir uma conta no NatWest em Londres qdo morava lá, quase igualzinho. É o tipo de coisa que se tem que lidar em um mundo com fronteiras. eu sei, a gente bem que podia melhorar…
Abraços

Só pra constar: até agora, nada de inferno pra mim. Não é o paraíso, nem mar de rosas. Mas, até o momento, nem capeta e nem cheirinho de enxofre. Tudo bem normal, so far. Uma carreira como outra qualquer.

Talvez você devesse fazer um post sobre nosso “calvário” para abrir uma conta aqui :-)
De fato, é natural que pessoas de qualquer nacionalidade enfrentem certa burocracia na hora de emigrar, mas isso tende a diminuir drasticamente uma vez que já se está vivendo legalmente em outro país.
A questão da burrocracia no Brasil não é privilégio de imigrantes. É a mesma m**** para quase todos que vivem lá. Aliás, mais um problema, o tal do quase…
Ah, e respondendo o comentário do cara aí em cima, ter uma conta no país em que se vive tem muitas conveniências, é difícil passar sem. Mas agora eu entendi por que alguns dos seus colegas gringos desistiram do processo de abrir conta no Brasil.

E aí Rafa! Pôxa, é muito chique um diplomata comentar no meu post :-).

Eu não concordo que a burocracia seja igual em todos os países, mas se acabássemos no Brasil com a tal da “firma reconhecida” e da “cópia autenticada”, eu já ficaria feliz.

Valeu, e abraços!