‹ blog.cetico.org

Reposta a um post bizonho do Ceticismo.net

May 07, 2010

Resposta ao André, autor de Grandes Nomes da Ciência: William Kamkwamba.

Caro Andé, tentei me registrar no seu site pra fazer um comentário, mas o e-mail com a senha de registro nunca chegou. Então estou respondendo via blog post.

Achei seu texto de muito mau gosto. Pôxa, um cético e blogueiro deveria se esforçar mais para ser bem informado e ter opiniões mais equilibradas.

O seu texto tenta falar sobre superação. É claro que devemos valorizar quando alguém consegue vencer as dificuldades e faz algo construtivo para sua comunidade.

Mas ao invés de dizer isso, você ficou ridicularizando as origens do rapaz e deu a entender que não se espera que alguém de certo país pobre seja capaz de fazer algo tão inteligente. Isso não faz sentido. Pela mesma razão, as pessoas até hoje acreditam que foram alienígenas quem desenharam as figuras de Nazca - afinal, não é possível que o povo Nazca tenha tido capacidade de fazer algo tão bonito e complexo, dizem.

Você não percebe o quão anacrônico e preconceituoso aquele trecho do seu texto pareceu?

Citando:

Esta é a história do garoto que domou o vento.

O meio do nada! É isso que se pode resumir do ridículo país de Malawi, bem na África Oriental, limitado ao norte e ao leste pela Tanzânia e ao oeste pela Zâmbia (dois outros buracos onde o Judas não perdeu as botas, pois ele já as tinha perdido pra assaltantes lá pelas bandas de Moçambique). Malawi é o entroncamento do nada com coisa alguma, uma terra que qualquer deus pagaria pra esquecer, só para não ter que aceitar que fez merda.

Naquela pocilga de lugar não dava nem pra ligar um rádio, pois não tinha eletricidade. Água? Só se fosse através de bombas manuais já que, sem eletricidade, não havia como ligar bombas elétricas. Esgoto? Você deve estar de brincadeira! Nem mesmo um celular podia-se usar direito, pois não havia como recarregar as baterias, só andando muitos quilômetros até se encontrar algo parecido com um vilarejo com eletricidade (chamar isso de “civilização” não é ser otimista, é ser idiota)

O que você escreveu é horripitantemente bizonho e desrespeitoso com o Malaui, com os países daquela região e às pessoas que moram lá. Mesmo que sua intenção tenha sido apenas ilustrar e exagerar a descrição do seu gênio-herói, não justifica que você fique sacaneando o país dele desse jeito. Não teve a menor graça.  Há pessoas vivendo no Malaui, na Zâmbia e em Moçambique e você certamente não parou pra pensar em como eles ficariam ofendidos ao ler esse texto.

Justifica falar que o país do rapaz é uma pocilga? Conheço alguns africanos e na medida do possível eles gostam do seu país e lutam pelo desenvolvimento local. Tomara que eles não leiam o seu post, ou que pelo menos não pensem que todos brasileiros sejam tão insensíveis.

Além do mais, sendo brasileiros, será mesmo que temos moral pra dizer que o país deles é “ridículo”?

O resto do texto foi OK. Mas os primeiros parágrafos realmente me revoltaram.

Até,
Yves

UPDATE: Não sei pra que me dei o trabalho de escrever essa merda. Olha a resposta do André (destaque meu):

Se vc não se deu ao trabalho de escrever uma resposta por email, é porque o que vc tem a dizer é totalmente dispensável. Não estou nem aí pro seu site.

Beijo na irmã.

André

Archived Comments

O mais curioso é que cético é diferente de ateu, e…

Chantinon - May 5, 2010

O mais curioso é que cético é diferente de ateu, e isso se mistura muito :D
Sobre o blog Ceticismo.net, é só mais um de tantos que corre atrás de ganhar dinheiro com internet, e acreditam que polêmica é tudo que se precisa para o sucesso. Adoro saber que existe liberdade para se falar o que pensa, mas temos que aprender a escutar o que discordamos, e mais chato que um evangélico ou cristão fervoroso é um ateu fervoroso. Ai que vem piada… O rapaz de Malawi termina sua palestra com o famoso “God Bless You”.
E independente de crenças (ou falta delas), ainda não inventaram palavras mais doces e carinhosas que essas :D
Eu me considero cético, é exatamente por isso tenho ficado cada dia mais antenado com os movimentos contra a igreja católica. Sempre tem alguém ganhando com a perda de outro. Acho que pessoas inteligentes poderiam gastar mais tempo mostrando como abominações como CQC, BBB e Pânico são tão (ou mais) perigosas que crenças e religiões.
Abraços,

This comment has been removed by the author.

Eu acho o blog ceticismo.net muito bom para conhecimento mas o André é extremamente estupido e arrogante.

Deve ter problemas pessoais e sexuais recalcados e vive descontando nas pessoas.

Aposto que pessoalmente ninguém quer ficar perto do mal humorado mal amado.

Para mim ele pode ter todo conhecimento do mundo, mas é vazio de sentimentos e de respeito.

realmente o andre se colocou em uma situacao desfavoravel

O cara lá é assim mesmo, já deu de ingrato com muita gente; com pessoas que tentavam até divulgar e dar toques no que ele fazia, como vc fez; mas falta muita disposição pra ele ainda.
Mas, vamos a algo que nos consumia e parasitava nosssas vidas:
jéóvá, jésuis, jógi, xaveco, tudo morreu naquele caldo preto que arrastou tudo no Japão, também dizem ser o espírritu de porco desses divinos que a Terra estava cuspindo.
Mas isso já não importa mais, temos algo muito mais importante e sério para lidar hoje, agora; tivemos que colocar uma postagem extraordinária lá no blog Natureza Gleam.
as coisas vão ficar aceleradas daqui por diante.
Os ateus e demais sem-crenças têm muito o que fazer daqui por diante; ou a gente modifica isso tudo ai, ou a situação vai ficar estranha pra nós.
Vai ser colocado um texto no site Sinn-Klyss - Expressão de Uma Mentalidade; que vai chamar a Sociedade Humana pra uma posição definitiva do seu rumo daqui pra frente.

Putz !!!!!!! O ANDREEEEE NÃO !!!ESSE CARA É UM INSETO, TEM UMA MENTE PEQUENA INCAPAZ DE ENXERGAR O OBVIO, A UNICA COISA EM QUE ELE ACREDITA ,É QUE ELE SABE DE TUDO , OU MELHOR O POUCO QUE ELE SABE, FAZ COM QUE ELE ACREDITE PIAMENTE QUE PODE OFENDER ALGUEM,SIMPLISMENTE PARA ALIMENTAR INFLAR E SEU EGO, E ASSIM ISTO LHE TRAZ PROPOSITO EM SUA VIDA MEDILCRE E VAZIA ,SUPRE SUA NECESSIDADE DE (SER) ALGUEM,DE MANEIRA ILUSORIA, E ATÉ INGENUA.
MAS A UNICA COISA QUE ELE FAZ E INOJAR AQUELES QUE AMAM E BUSCAM O CONHECIMENTO concordo com minha amiga Paula said…
Deve ter problemas pessoais e sexuais.NA VERDADE ELE É VIRGEM !!!!!!!!!

BOM EU DIRIA MAIS DIRIA QUE ELE JÁ SOFREU O FAMIGERADO (BULLYING)ASSUNTO DIGA SE DE PASSAGEM RECORRENTE NOS DIAS DE HOJE , MAS É DOS ARCANOS DA HUMANIDADE.
MAS SE ELE TEVER PASSADO POR TAL SITUAÇÃO
ESPERO QUE PROCURE AJUDA, O MAIS RAPIDO POSSIVEL NÃO QUEREMOS NENHUM HOMICIDA, SUICIDA POR AIII COMO EM COLUMBINE.
TALVEZ EU ESTEJA SENDO UM POCO OFENCIVO MAS LE MERECE!!!!

This comment has been removed by the author.

This comment has been removed by the author.

This comment has been removed by the author.

É deprimente o que esse senhor André anda fazendo… Mas o que acho ainda mais deprimente são os que se dizem cristãos e possuem preconceito contra ateus. Vocês sabiam que Jesus também ama os ateus?

Lembre-se que Deus ama o pecador mas rejeita o pecado.

Que Deus continue lhe abençoando.

lembre-se que o Brasil adora impostos

Olha, sou ateu e acompanho o site do andre a algum tempo e já havia percebido esses defeitos nele. Ele tem se mostrado meio infantil e preconceituoso. O que ele não parece entender é que em sites evangelicos alguns crentes se comportam exatamente dessa forma em relação a esses países, referindo-se de forma preconceituosa e
cruel. Se por acaso ele já foi cristão, certamente esses preconceitos crues são ransos

Engraçado o post que ele chama o cara de insensível, mas (provavelmente) nunca doou sequer um centavo para alguma ONG ou pelo menos sabe o nome de 5 países africanos e suas capitais.
Sem falar que ele já ridicularizou o brasil, japão, india, paises islamicos, etc.

Engraçado chama o cara de insensível, mas (provavelmente) nunca doou sequer um centavo para alguma ONG ou pelo menos sabe o nome de 5 países africanos e suas capitais.

andre nao é ateu

andre nao é ateu. ele é professor a 30 anos